Como parte da programação da mostra Em 1964, o cinema do IMS-RJ exibirá, em julho, o filme Sol sobre a lama, de Alex Viany. A mostra Em 1964 foi iniciada em janeiro e vai até dezembro deste ano, com seleção do coordenador de cinema do IMS, José Carlos Avellar.
Programação de julho da mostra Em 1964:
Sol sobre a lama, direção e roteiro de Alex Viany, com a colaboração de Miguel Torres, a partir e um argumento de João Palma Neto. Fotografia de Ruy Santos. Música de Pixinguinha e Vinicius de Moraes. Com Geraldo del Rey, Gessy Gesse, Glauce Rocha, Tereza Raquel, Jurema Pena, Othon Bastos e Antônio Pitanga. (Brasil, 1963. 90‘)
Exibição: quarta, 16 de julho, 18h
O filme, de acordo com a biofilmografia de Alex Viany, “está impregnado de idéias estéticas e políticas características do Cinema Novo” e sua história trata de uma comunidade de feirantes que enfrenta a elite econômica de Salvador. O terceiro longa-metragem do diretor é uma experiência inspirada no som de Pixinguinha (autor da música, com Vinicius de Moraes) e na lembrança das imagens de O túmulo do sol (Tayô no hakaba, 1960), de Nagisa Oshima.
De Sol sobre a lama conservou-se apenas a versão remontada pelo produtor, lançada no Rio em 1964.