Você está aqui:   Home  /  Linha do Tempo  /  Morte de Ary Barroso (9/2/64)

Morte de Ary Barroso (9/2/64)

Enterro de Ary Barroso (Arquivo / Agência O Globo)

Ary Barroso havia sido internado no final de 1963 por conta de uma cirrose hepática. O enredo da Império Serrano foi Aquarela brasileira, com samba de Silas de Oliveira.

“Ari faleceu minutos antes de começar os desfiles, mas a notícia só chegou à avenida horas depois, quando a Império Serrano já estava se apresentando. O serviço de alto-falante da avenida deu a notícia, que já circulava entre as milhares de pessoas que assistiam ao desfile. Os dirigentes do Império pediram um minuto de silêncio, no fim do qual a escola continuou, redobrando, a esta altura, a intenção da homenagem ao grande compositor”.

No dia seguinte cerca de cinco mil pessoas acompanharam o enterro, que contou com a presença de representantes dos governos estadual e federal. O caixão com a bandeira do Flamengo baixou à sepultura ao som de Aquarela brasileira.

“Um dia, ele liga para David Nasser e diz que tem certeza que está à morte. Este tenta confortá-lo e pergunta porque ele está tão certo disso. Ari diz simplesmente: – Estão tocando minhas músicas no rádio”.

COSTA, Haroldo. Salgueiro: Academia de Samba. Rio de Janeiro: Record, 1984. p. 136-146.
O Globo, 12 de fevereiro de 1964.

Foto: Arquivo / Agência O Globo

  1964  /  Linha do Tempo  /  Última atualização fevereiro 10, 2014 por Mariana Newlands  /  Tags: