Você está aqui:   Home  /  Linha do Tempo  /  Guerra do Vietnã (29/2/64)

Guerra do Vietnã (29/2/64)

“O presidente Lyndon Johnson decidiu ontem, depois da grande derrota infligida pelos comunistas do Vietcongue às tropas anticomunistas do Vietnã do sul, nomear o Almirante Ulisses G. Sharp comandante-chefe das forças norte-americanas no Pacífico, em substituição ao Almirante Harry D. Feld, que é considerado um dos principais defensores da intervenção militar americana no Vietnã do norte.

A providência tomada pelo presidente Johnson coincide com o agravamento das guerrilhas do Vietnã do sul, onde um grupo de soldados do Vietcongue derrotou um batalhão de fuzileiros vietnamitas e abateu um avião de caça, depois de romper um cerco feito por tropas quatro vezes superiores em número de homens, e a retomada da ofensiva comunista no vizinho reino do Laos.

Porta-voz militar norte-americano em Saigon declarou ontem que as tropas americanas no Vietnã do sul passarão a usar detectores de mentira portáteis para comprovar a lealdade dos soldados sul-vietnamitas. Segundo a revista norte-americana Hoc Tap, as baixas infligidas pelos comunistas no Vietnã do sul só em 1963 elevam-se a 100 mil homens dos quais 900 americanos.

Em Washington, o Departamento de Estado distribuiu nota acusando a União Soviética de responsável, por omissão, pelo rompimento da trégua no Laos e exigiu a intervenção imediata da Comissão Internacional de Controle, encarregada do zelar pelo acordo de cessação de fogo naquele país”.

Jornal do Brasil, 29 de fevereiro de 1964.

  1964  /  Linha do Tempo  /  Última atualização março 31, 2014 por Mariana Newlands  /  Tags: